Parte da sociedade teve suas civilizações construídas em cima de discriminações, privilégios de povos e subordinação de etnias. Racismo Estrutural é o termo que salienta essa prática que modelou comportamentos sociais até hoje, segregando e desfavorecendo negros e indígenas.
Você sabe o quanto o racismo está inserido do seu cotidiano atualmente?
Para muitos, o racismo e a discrepância de privilégios é uma invenção e não existem no nosso cotidiano, por isso, o Instituto Identidades do Brasil adotou uma dinâmica que mostra como a desigualdade racial é uma desvantagem em todos os aspectos na vida das pessoas que a sofrem.
Conheça o Jogo do Privilégio Branco.
10 perguntas iniciais são feitas para um grupo de pessoas, que estão dispostas uma ao lado da outra formando uma linha. A intenção é fazer com que as perguntas se desenvolvam em discussões, o que faz com que o número de perguntas aumente entre 30 e 50.
As perguntas iniciais são:
Ao responder as perguntas, os participantes dão passos para frente ou para trás, de acordo com a intenção da pergunta, e no final, vemos as dificuldades que as pessoas sofrem em relação a outras.
Nesse vídeo você pode ver a atividade realizada pelo Instituto Identidades do Brasil e ver como a história da segregação influencia nos dias de hoje.