Nossa história

A Aldeia do Futuro é uma Organização Social sem fins lucrativos, fundada em 30 de outubro de 1993, por empresários comprometidos com a solução de questões inerentes aos jovens e mulheres de regiões populares urbanas com baixo IDH, sobretudo expostos e expostas à vulnerabilidade e risco social.

Estando localizada na região Sul do Município de São Paulo, no bairro de Americanópolis, distrito do Jabaquara, iniciou o seu trabalho social em agosto de 1994 ainda com sua sede em construção, atendendo na época 110 adolescentes com cursos profissionalizantes de pedreiro, azulejista, pintor, encanador e eletricista, que após processo formativo, possibilitou que os próprios alunos terminassem as obras estruturais do prédio, com o conhecimento em sistemas elétrico, hidráulico e alvenaria, transformando e dividindo o grande galpão em salas de aula, para que desta forma fosse possível ampliar a oferta de cursos profissionalizantes e quantidade de alunos atendidos.

A organização criou a partir disso um projeto direcionado às famílias desses jovens, focado no empreendedorismo e geração de renda, realizado na organização durante o período em que seus filhos estivessem nos cursos, abrindo um novo aporte social para as Oficinas de Costura para as mães do território. O Projeto Aldeia das Mulheres teve início em março de 1998, após quatro anos de trabalho com os adolescentes, com atividades de costura e artesanato, possibilitando às mães geração de renda e incentivo a formação continuada e escolar de seus filhos para a transformação da realidade social local. O projeto existe até hoje e funciona nas dependências da Aldeia do Futuro com o nome de Cooperaldeia.

Ao longo dessa trajetória a organização vem ampliando significativamente sua capacidade de atendimento, por meio da diversificação de cursos de formação profissional, empreendedorismo, inclusão produtiva e geração de emprego e renda, buscando atualizar-se constantemente com as exigências do mercado de trabalho, atendendo também o eixo da tecnologia como a área que mais absorve a juventude.

A Aldeia do Futuro supre a capacidade de atendimento de 600 pessoas por semestre nos cursos de Fotografia, RH, Administração, Gastronomia (Comidas Brasileiras e Confeitaria e Panificação), Estética e Beleza (Barbearia, Cabeleireiro e Gestão de Salão de Beleza), Informática (Inclusão Digital), Web Front-End e Comunicação Visual, através das ofertas do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo - CEDESP ( Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS) e do Projeto Qualificando Para o Futuro, financiado pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente - FUMCAD, sendo estes importantes parceiros para a execução do nosso propósito.

Durante o período de oferta dos serviços, programas e projetos, abordamos assuntos relevantes sobre o mundo do trabalho, juventude e fortalecimento de vínculos sociais, familiares e comunitários, contribuindo para a construção de novos conhecimentos, olhares e perspectivas, para a formação de atitudes e valores que reflitam no desenvolvimento integral do público atendido, despertando o sentimento de pertencimento, para que reconheça a integração no mundo do trabalho e na sociedade como direito de cidadania, promovendo a autonomia, o protagonismo, o desenvolvimento de habilidades e a consequente melhoria em sua qualidade de vida.

1.000
refeições servidas/dia
1.200
alunos por ano
5.000
famílias impactadas/ano
5
projetos realizados por ano

Missão

Promover a autonomia e desenvolvimento social e econômico de jovens, adultos e idosos em vulnerabilidade social.

Visão

Ser uma organização de referência na qualificação profissional e empreendedorismo com metodologia inovadora e transformadora.

Valores

Atuar com transparência e ética, resgatar valores humanos e estimular o fortalecimento familiar.

Estrutura Organizacional

A Aldeia do Futuro é uma organização que atua há três décadas na formação e qualificação profissional da população em vulnerabilidade social, embasados em princípios de transparência e ética como um valor soberano. Dessa forma, surge o princípio fundamental da transparência, e para tal seguimos neste escopo sendo uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que elege a cada dois anos uma nova presidência e um novo conselho de administração.

Equipe Aldeia do Futuro

  • Ailton da Silva – Educador Social – Técnicas de Vendas e Recreação
  • Ana Paula Rodrigues – Educadora Social – Estética e Beleza
  • Antônio Carlos Nunes – Auxiliar de Limpeza
  • Alexandre dos Santos – Auxiliar de Cozinha
  • Antonio Geraldo da Silva – Serviços Gerais
  • Bianca Salles Dantas – Instrutora do Curso de Fotografia, Audiovisual e Monitoramento das Redes Sociais
  • Carlos Alberto da Silva – Assistente Técnico Pedagógico
  • Edna da Silva – Auxiliar de Cozinha
  • Gladys Pereira – Auxiliar de Cozinha
  • Isaura da Paixão - Educadora Social – Estética e Beleza
  • Jucelio Andrade – Assistente Educacional
  • Juliane da Silva – Administrativo e Financeiro
  • Lucas Bachmann – Diretor Executivo
  • Maiara de Oliveira – Educadora Social
  • Danilo Dias – Analista de Comunicação
  • Nadson Martins da Silva – Educador Social – Técnicas de Vendas e Informática
  • Silvana da Silva – Auxiliar de Apoio Geral
  • Rozely Costa – Supervisora Operacional
  • Talita Gouveia – Instrutora do Curso Livre – Ateliê de Arte e Expressão
  • Talita Lima – Assistente Social
  • Thalita Ferreira – Educadora Social – Gastronomia (Panificação, Confeitaria e Comidas Brasileiras)
  • Typhanie Cristine Vilela – Assistente de Secretaria
  • Sheila de Oliveira - Supervisora de Programas Educacionais
  • Luciana Alves - Serviços Gerais

Certificações

Espaço socioeducativo e de convívio para adolescentes, jovens e adultos por meio de Práticas Esportivas, Oficinas de: Dança, Música, Teatro, Artes Plásticas, Artes Visuais, Storytelling, Grupos de Leitura e Saídas Culturais que ampliam o repertório Social, Cultural e Informacional dos participantes.

Registro Condicional CMDCA

mão icon Nossos parceiros mão icon