Áreas de atuação: Intergeracional

Convivência Intergeracional

É um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças, jovens, adultos e idosos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Tem como objetivo oferecer atividades socioeducativas para uma interação social preventiva.

O Centro de Convivência Intergeracional traz oficinas socioculturais, atividades de artes e sustentabilidade para as crianças, além de brincadeiras, jogos e teatro. Os adolescentes têm acesso ao curso de informática, técnicas de vendas, artes e práticas esportivas, além de atividades sobre Cultura, Literatura e Educomunicação.

O CCINTER tem parceria com a Secretaria Municipal Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo.

Confira abaixo os programas desta área:

Cursos de Tecnologia

O Qualificando Para o Futuro é um projeto que oferece cursos na área da tecnologia para adolescentes de 14 a 17 anos, com o intuito de prepará-los profissionalmente para atender as exigências do mercado de trabalho atual. Motivados e incentivados no período pós pandêmico, entende-se que a combinação entre o modelo físico e virtual de trabalho é a nova tendência, norteada pelo fenômeno da transformação do local de trabalho administrativo pela tecnologia, mão de obra virtual, trabalho virtual e transformação organizacional digital, implicando em menor custo para as empresas, melhor qualidade de vida aos funcionários e aumento da produtividade. Desta forma, oferecemos as formações em Comunicação Visual e Web Front-End que possibilita a inclusão produtiva num nicho de mercado crescente, que ainda conta com defasagem de profissionais qualificados. Programa educacional em parceria com o FUMCAD – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Cursos Profissionalizantes

Sendo a missão primordial de nossa atuação, a qualificação profissional gratuita e de qualidade é um fator indispensável para o acesso e permanência no mundo do trabalho. Entendemos que adquirir conhecimentos e competências é imprescindível para a superação de desafios a serem enfrentados para a emancipação do cidadão e convívio em sociedade. Poder executar uma função com excelência ou até mesmo ser dono de seu próprio negócio é uma realidade para o usuário da Aldeia do Futuro, que se forma e sente sua vida sendo impactada com geração de renda e empregabilidade a partir do itinerário formativo oferecido pelas nossas capacitações, que vão desde a profissionalização em serviços até a dimensão do trabalho na área tecnológica. Programa educacional em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura do Município de São Paulo na modalidade CEDESP – Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo.


Idosos e crianças

O Centro de Convivência Intergeracional tem a perspectiva de trazer à convivência crianças, jovens, adultos e idosos, fortalecendo as relações entre os diferentes ciclos de vida de forma harmoniosa e respeitosa. O convívio e a interação entre as gerações favorecem a troca de experiências, promovem a valorização cultural, o desenvolvimento de sociabilidades, reforçando a cidadania e a igualdade social. Para a realização deste trabalho, ofertamos oficinas de Mediação Cultural, Artes e Expressão, Corporeidade e Humanescência e Inclusão Digital, com atividades intergeracionais importantes para o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e convívio social. Programa de fortalecimento de vínculos em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura do Município de São Paulo na modalidade CCInter – Centro de Convivência Intergeracional.

Cursos

A Aldeia do Futuro entende que promover ações capazes de mudar uma realidade, significa gerar retorno social e ambiente positivo. No entanto, é necessário estratégia e conhecimento para que essa transformação social aconteça. Desta forma, em todos os cursos profissionalizantes, fidelizamos uma parceria com o Sebrae, que assume integralmente o Módulo Empreendedorismo, com competência e engajamento, oferecendo acesso ao crédito social e consultoria gratuita para aquele que deseja abrir o seu próprio negócio e empreender no território.

Inclusão produtiva

A Inclusão Produtiva visa a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social no mundo do trabalho, seja formal ou informal através do empreendedorismo, de forma que sejam capazes de gerar sua própria renda de maneira digna e estável, superando os processos crônicos de exclusão social. A Aldeia do Futuro articula e integra parceiros que investem na empregabilidade de nossos usuários mediante processos seletivos internos e externos, atingindo consideráveis metas quantitativas de inserção no mundo do trabalho. Nossa última medição permeia em 50% do nosso público emancipado financeiramente. A avaliação socioeconômica é a ferramenta responsável pelos indicadores referentes à melhoria da renda familiar. Nossa última análise aponta o aumento em 18% na renda de cada jovem incluído no mundo do trabalho, impactado após formação profissional que estimula, incentiva e investe em jovens potência para sua emancipação financeira e desenvolvimento do território.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato