Novidades da Aldeia do futuro

Expectativas para o mercado de trabalho em 2021

Em 2020 devido a pandemia gerada pelo novo Coronavírus (Covid-19) o Brasil viveu um cenário de crise financeira e grande instabilidade no Mercado de trabalho, as taxas de desemprego alcançaram índices alarmantes e o trabalho informal se tornou uma alternativa recorrente para garantia de sobrevivência de muitas famílias.

Ainda em meados do ano passado foi possível observar melhoras no setor de serviços e mesmo que estejamos sob os efeitos da crise, apresentando altas taxas de desemprego, existem expectativas positivas para o mercado de trabalho em 2021. Em entrevista dada ao G1, José Tortato, gerente de negócios do BNE, expõe que o mercado de trabalho neste momento está estável, pois as empresas ainda estão inseguras com a situação e mantêm suas operações de maneira cautelosa. “A perspectiva é que quando iniciar a vacinação em massa, as empresas fiquem mais otimistas e retomem a movimentação de vagas de forma geral gradativamente”, afirma.

Importante ressaltar que o crescimento no número de vagas de emprego tem sido gradual e o mercado de trabalho vem se reformulando para atender as demandas desta Era cada vez mais digital e tecnológica, por isso, o investimento em capacitação profissional e a habilidade de lidar ferramentas digitais podem se tornar grandes aliados para quem pretende ocupar uma vaga de emprego.